
Jogar vídeo games pode ser uma forma ótima de aliviar o estresse. Não existe um gamer na face da Terra que discorde desta afirmação, mas será que os games podem te levar um passo além disso? Será que é possível, por meio dos vídeo games, alcançar um estado zen de mente e espírito?… Eu acredito que sim!!!
Um dia desses estava entretido jogando Geometry Wars, um joguinho de nave totalmente psicodélico, nenhuma das fases do jogo tem final, você simplesmente vai acumulando pontos até morrer. Em resumo quanto mais pontos você fizer, melhor a medalha que recebe. Até que cheguei a uma fase extremamente difícil e não conseguia a medalha de ouro por nada. Depois de muitas e muitas tentativas eu finalmente consegui entrar na “zona”. Você sabe? A “ZOOONA”… aquele estado de mente quando está jogando um jogo e não existe mais nada no mundo, parece que todos os pensamentos simplesmente abandonaram a sua cabeça, e você não pára e pensa para fazer uma manobra, a manobra simplesmente acontece, você joga a melhor partida da sua vida sem cometer erros, sem morrer, todos os problemas desaparecem em uma névoa distante e naquele momento só existem duas coisas, você e a tela do jogo.
Você sabe do que eu estou falando, todo gamer em algum momento já sentiu isso. Como se nada fosse superei a fase que estava me causando tantos problemas, consegui mais do que uma vez e meia os pontos necessários para conseguir a medalha de ouro.
(este não é meu gameplay, mas dá pra ter uma noção)
Mas será que a medalha de ouro foi a única coisa que conquistei nesta jogada perfeita? Quando voltei a mim e a meus pensamentos, senti uma leveza como há muito tempo não sentia, uma paz de espírito e mente como acredito, só monges budistas no Tibet consigam alcançar. E foi bom… BOOOM de mais!!!
De acordo com o Wikipédia a “meditação encontra-se no meio de dois polos: a concentração e a contemplação” e costuma ser definida pelos seguintes padrões:
- “Um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;”
- “Prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);”
- Entre outos.
Depois de ler isso não tive mais dúvidas, com certeza ao jogar Geometry Wars eu meditei. Deixando de lado a parte religiosa, não que vídeo games não sejam um tipo de religião (rsrsrs), acredito agora mais do que nunca que os vídeo games sejam capazes de proporcionar uma boa seção de meditação, isto sem falar que consegui sem nem tentar, ou seja, talvez seja uma ferramenta das mais eficazes para alcançar estado de meditação.
Vamos agora ao que interessa! Caso isso nunca tenha acontecido com você, então você deve estar se perguntando “COMO EU FAÇO PARA CONSEGUIR FAZER ISSO?”, o I’m No Hero vai responder esta pergunta com uma simples lista:
- Escolha um jogo com pouco texto, o ideal são jogos estilo puzzle, de navezinha ou algo do tipo, mas que seja difícil e exija bastante destreza;
- Esteja sozinho, de preferencia em um quarto com as luzes apagadas onde ninguém irá te incomodar;
- Fique confortável;
- Tente se focar apenas no jogo;
- Não perca a calma, e não desista;
- Bem vindo à “ZONA”!!!
Rafael Bisca
(origem da imagem: WallpaperHi.com)




Nenhum comentário para “Matéria – A “ZONA”, Meditação Gamer”