
Acredito que muito de vocês tenham um jogo que considerem como seu favorito, já deve ter terminado mais de mil vezes, pois é, falarei sobre uma coisa comum hoje em dia, o speedrun. A palavra speedrun tem origem no inglês, speed sendo velocidade e run, neste caso, tendo o sentido de percurso. Ou seja, é a velocidade que se consegue percorrer determinado percurso, na prática é a corrida contra o tempo.
Vamos levar em consideração o jogo Muramassa Rebirth do PS Vita, o tempo estimado para conseguir terminar o jogo, se você só se focar em terminar o jogo, sem buscar itens e nada mais, é de mais ou menos umas duas horas. Imaginemos agora que você fez um baita esforço e conseguiu terminar o jogo em cerca de uma hora e meia, gravou o speedrun e foi mostrar para os amigos. Quando então um de seus amigos te mostra o seguinte vídeo:
Este é um speed run invalido, pois foi feito utilizando “TAS” (não, não o demônio da tasmânia) um programa chamado “Tool-Assisted Speedrun”, no simples, “Ferramenta de auxilio em speedruns”, o TAS é uma ferramenta que no fundo serve para eliminar as limitações humanas em um jogo, ou seja, ele te permite fazer o que seria incapaz para um humano fazer, significando que você não cometeria nenhum erro, é basicamente um computador jogando um jogo, sabendo tudo o que vai acontecer e como reagir a cada coisa que aconteça. Basicamente ele joga o jogo com perfeição. Eu, particularmente, não gosto do TAS, me parece um pouco com uma trapaça.
O TAS tem muitas utilidades, como diminuir o tempo do jogo, acelerar, passar por bugs (jogos antigos, principalmente, onde se poderia passar por paredes), etc. O primeiro jogo que se viu esse bug foi no clássico Doom, onde em algumas partes você passava entre as paredes e terminava o jogo extremamente rápido. Por acaso foi ai que começaram os speedruns.
Ai então criou-se a cultura do speedrun. Jogadores apaixonados por determinados jogos começaram a se dedicar ao máximo para explorar tudo que o jogo tem a oferecer. E com isso em mente foi formado um grupo de jogadores de speedrun com a meta de apoiar a luta contra o câncer, acreditem se quiser, este grupo está listado como um dos maiores arrecadadores de fundos na luta contra o câncer, enquanto jogam ao vivo, disponibilizam para venda alguns produtos, como por exemplo, em um speedrun do Mario, produtos relacionados à franquia são vendidos. Isso sem falar da possibilidade de fazer doações por livre e espontânea vontade. Em janeiro deste ano, foram arrecadado mais de 1.000.000.00 dólares para a fundação de prevenção ao câncer norte americana, este feito permitiu que o AGDQ (Awesome Games Done Quick) seja um dos principais doadores nesta luta, estando listados também entre os grandes feitos do Guines dos Videogames. Para conhecer melhor estes caras basta clicar aqui.
No canal do youtube deles vocês podem conferir os vídeos de jogadores fazendo speedrun, explorando erros de jogo e, por incrível que pareça, entrar online no twitch chat só com um super Nintendo, um cartucho de Pokémon e uma twitch cam.
Eu que escrevo esta publicação, gostaria de deixar bem claro que admiro as pessoas que fazem speedrun, pois elas estão em outro nível gamer, onde você se lembra de todos os scripts, detalhes e coisas que podem acontecer, eu tentei fazer um speedrun e gostaria de deixar bem claro, meus caros leitores… não é nada fácil.
Até a próxima, tenham um bom dia!
Gustavo Chapolin (tsuki182 se quiserem me encontrar no PS Vita).




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